domingo, 4 de agosto de 2013

Palestra

Atribuições do Comandante de setor ou GPI

Em virtude da proximidade da formatura a aspirante dos alunos do curso intensivo de formação de oficiais, realizou-se na manhã dia 02 de agosto, no auditório da Academia de Polícia Militar “Cel Neper Alencar”, uma palestra ministrada pelo 1° Tenente QOPM W. Barreto com o tema “As atribuições do comandante de setor ou GPI”. Tal proposição mostrou-se de grande relevância por expor as funções que o futuro oficial irá desempenhar quando estiver em sua unidade militar. De maneira bastante elucidativa o oficial W. Barreto descreveu a competência do comandante de GPI (Grupo de Policiamento Interativo Comunitário) ou setor, o qual tem o dever de elaborar o planejamento mensal propondo metas e formas de redução dos índices de criminalidade além das resoluções de problemas, que deverão ser levadas aos gestores do DIP para serem discutidos e avaliados com a comunidade.

As outras atribuições do comandante de setor são: a) Acompanhar todas as atividades realizadas em seu setor de policiamento; b) Planejar ações que promovam a aproximação com a comunidade; c) Elaborar quinzenalmente cartões programas com patrulhamento, visitas comunitárias e solidárias baseados no levantamento estatístico; g) Identificar possíveis problemas com os demais policiais do seu setor de policiamento; h) Elaborar projetos que visem à melhoria da qualidade de vida das pessoas inseridas na circunscrição; i) Supervisionar e acompanhar os projetos em desenvolvimento em seu setor; j) Encaminhar semanalmente os relatórios de atividades ao seu superior imediato; k) Atuar como multiplicador de seus conhecimentos quanto a filosofia de Polícia Comunitária junto ao efetivo; l) Manter contato com as lideranças comunitárias, e demais órgãos envolvidos buscando integração e parceria nas questões de segurança pública;

O encontro foi de grande relevância por atender a necessidade dos futuro aspirantes de entender como executar um serviço de excelência em sua unidade militar. O oficial respondeu muitas dúvidas na palestra, explicando detalhadamente o que o futuro comandante deverá fazer em seu setor e, de maneira concisa, sanou as dúvidas dos futuros aspirantes, contribuindo assim para o conhecimento de todos que ali estiveram presentes.







(Matéria- AL OF PM João Miguel; Publicação e Adaptação- AL OF PM Kryslaine- Equipe P5 BTL Acadêmico)

Nenhum comentário: