sábado, 24 de agosto de 2013

Homenagem


Homenagem ao dia do soldado


No dia vinte e cinco de agosto comemora-se o dia do soldado. No entanto, todos os dias as famílias solenizam essa data, quando pais e filhos retornam aos lares de seus afazeres do cotidiano. Assim, mais uma vez, pais podem abençoar seus filhos no dia seguinte, e os filhos sentirem-se amados outra vez.


O herói que propicia esse milagre está nas ruas, ainda que a sua presença não seja bem quista. Caminha destemidamente com um cinto carregado de provimentos e a sua arma, além disso, coturnos, boina e a farda que o distingue. Move-se a qualquer lugar e em qualquer horário, a fim de atender a quem o chama o mais depressa possível. Dessa forma, surgem momentos de perigo; Um bêbado... Um desordeiro... Uma ocorrência policial; troca de tiros, coração acelerado, famílias choram e um amigo acaba por desvanecer em seus braços...


Quão árdua é a missão dos soldados da Policia Militar, quase sempre incompreendida pelos homens que jurou proteger com risco da própria vida; Submetem-se a uma infinidade de ameaças para promover a sensação de segurança, contudo, caso não consiga evitar um crime, muitas vezes não são compreendidos como seres humanos normais permeados de limitações inerentes à própria condição biológica. Assim, são criticados e até mesmo injuriados no exercício de suas atribuições.


Em contrapartida, alegram-se com o sentimento do dever cumprido e a certeza de que sua figura anônima evitou um crime ou salvou mais uma vida. Portanto, cada vez que se escutar uma sirene de viatura da Polícia Militar, ainda que distante, a sociedade deveria refletir sobre a importância desses homens e mulheres abnegados que deixaram os lares, famílias, amigos, com o intuito de acentuar a segurança e a felicidade de seus entes constituintes.


Parabéns a todos os valorosos soldados da Polícia Militar e demais Forças Brasileiras!



(Texto: Aluno Oficial PM Ary Arnoud-*excertos adaptados: Oração do Policial Militar- Cel PM Giraldi. Não se esqueçam de mim, foi por você- Autoria desconhecida)

Nenhum comentário: