quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Palestra

“O Papel do cidadão no contexto da Segurança Pública”

Muitos são os problemas que podem tirar o sono de qualquer cidadão como, por exemplo, desemprego, insegurança, dívidas, desarmonia em família, entre outros. A reação a esta circunstância varia em cada indivíduo, pois o que move o ser humano é a força da sua vontade. Dessa forma, a escolha é sua, entre ficar parado e ver as coisas acontecerem ou agir promovendo mudanças na conjuntura a qual está inserido. 
Isto supõe que ninguém consegue mudar o mundo sozinho, contudo se houver união e solidariedade entre as pessoas muito pode ser feito. Nessa perspectiva, durante o ciclo de debates que ocorreu nos últimos dias como Alunos oficiais do curso intensivo, os quais em breve se tornarão aspirantes, ocorreu uma palestra com a pedagoga Elane Belota cujo objetivo era demonstrar como a união e solidariedade podem gerar mudanças positivas no contexto de segurança pública.

Em uma entrevista exclusiva, a pedagoga demonstrou que o sonho adicionado à ação produz resultados satisfatórios. Quando lhe perguntado sobre a sua iniciativa de modificar para melhor a segurança no bairro de São Raimundo, no tocante a um problema particular ou coletivo, respondeu que a comunidade não suportava mais conviver diariamente com a criminalidade por isso tomou uma atitude; Assim, havia uma grande insatisfação dos cidadãos do bairro, pois o mesmo passara a domínio dos infratores que atacavam escolas, comércios, e até mesmo as pessoas na porta de suas residências; Em outras palavras, não havia mais segurança.
 
Desse modo, alguns moradores insatisfeitos se reuniram para juntos dar um basta naquela situação. Era o dia 19 de novembro de 2008, a partir daquele dia, muitas foram as ações discutidas que não ficaram tão-somente no plano das ideias, pois daquela reunião surgiu a Associação Comunitária do Bairro São Raimundo. Esta conta com 10 dirigentes que apesar de algumas modificações, muitos permanecem ainda desde o início. Relatou ainda que o retorno das ações implementadas foi gradual e que hoje os resultados são positivos, consequência de um trabalho que integrou as polícias e a comunidade.
Importante salientar que estas mudanças partiram da própria comunidade e não de Políticas Públicas. Em resumo, foi um projeto que surgiu da necessidade dos residentes do bairro e que envolveu todas as pessoas que vivenciavam aquela situação. 

Outro ponto exposto na palestra diz respeito à promoção dos Alunos Oficiais de Ciências Militares a aspirantes à Oficial que ocorrerá no dia 22 de Agosto de 2013. Nesse dia, a Polícia Militar do Amazonas entregará pra sociedade aproximadamente 149 Aspirantes à Oficial que atuarão na promoção e defesa dos direitos humanos utilizando como norteadores a virtude ética e a técnica policial. Nesse contexto, a pedagoga Elane Belota demonstrou extrema satisfação com o aumento no efetivo de policiais militares e espera que estes se mantenham humildes no exercício de suas atribuições, tenham responsabilidade e principalmente compromisso.

Ao término da palestra, a referida estudiosa agradeceu pelo convite de dividir suas experiências e partilhá-la com todos os discentes, pois acreditava que sua participação veio no momento certo. “As coisas de Deus são no tempo de Deus”, afirmou. Resumiu seu pronunciamento com as seguintes palavras: Feliz, eu estou muito feliz. 

OBEDIÊNCIA, DISCIPLINA, HIERARQUIA!
(AL OF PM Jorgeanny/ P5 BTL Acadêmico, Adaptações: AL OF PM Kryslaine)

Nenhum comentário: