segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Operação

XVI Festival de Cirandas de Manacapuru



O município de Manacapuru, situado a oitenta e quatro quilômetros da cidade de Manaus, realiza anualmente, o Festival de cirandas, a segunda maior comemoração folclórica do Estado do Amazonas.
Em 2013, o referido evento teve por início na sexta-feira, dia 30 de agosto. Por se tratar de um acontecimento de grande significado à população desse Estado, a Polícia Militar do Amazonas designou um contingente a fim de propiciar a sensação de segurança necessária aos participantes e apreciadores do festival.




Nessa perspectiva, a Academia de Polícia Militar “Cel Neper Alencar” foi solicitada e, através da ordem de serviço número 17/APM-2013, tornou pública a escala de serviço 292 Alunos Oficiais que iriam compor o policiamento em caráter especial. 
No dia 31 de agosto, segundo dia da festividade, foram empregados cinquenta e cinco Alunos Oficiais PM, os quais seriam comandados por 14 Aspirantes a Oficial PM na composição das patrulhas. Ressalta-se ainda, a participação de 32 alunos sargentos e cabos integrando patrulhas de até 8 policiais militares.


A coordenação desse policiamento esteve sob o comando do Major QOPM Jander e, seus respectivos auxiliares, o Primeiro Tenente QOPM Zelian, Primeira Tenente QOPM Priscila e o Segundo Tenente QOPM Thiago Abreu. Houve a distribuição das patrulhas em setores privilegiando o perímetro externo ao “Cirandódromo”, o qual havia um fluxo significativo de pessoas no trajeto entre os palcos alternativos.




No decurso do evento, houve várias ocorrências policiais, dentre as quais, em sua maioria, constituíam-se em desinteligência, vias de fato com lesão corporal de natureza leve. Contudo, a patrulha que estava sob o comando do Aspirante a Oficial PM Renato, composta pelos Alunos Oficiais PM Johne e Mateus e, além deles, os alunos cabo PM Altudimar, Jovanka e Carlos Souza, realizando o patrulhamento ordinário por volta das 02h15min nas proximidades da rodoviária, identificaram dois indivíduos em atitudes não compatíveis com a normalidade. Subsequente a isso, fizeram o “cerco” aos mesmos, e na busca pessoal, encontraram: nove porções de substância com a suspeita de ser ilícita entorpecente, três celulares, papéis de “seda”, quinhentos e sessenta e um reais com cédulas variadas, sendo muitas delas de baixo valor. Os indivíduos abordados com esse material são: João Ferreira Marques, 18 anos, domiciliado na rua Amazonino Mendes, Bairro Correnteza, Manacapuru, Amazonas. Há ainda o Adriano dos Santos, domiciliado na rua Laranjal, Bairro Correnteza, Manacapuru, Amazonas. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia local.




Outra ocorrência pertinente envolveu a patrulha conduzida pelo Aspirante a Oficial PM Relvas e constituída pelos Alunos Oficiais PM Cézar, Daniel Medeiros, Daniel Queiroz e Silas Neto. Integravam ainda a equipe, a Aluna Sgt Arineuza e o Aluno Cabo F. Borges. Em deslocamento nas proximidades da Rodoviária, observaram um cidadão com a camisa cinza que compõe o fardamento da Polícia Militar. O mesmo estava bebendo, exibindo-se e afirmando a todos que era policial, por isso estava respaldado para agir daquela forma. Quando abordado, negou ser policial militar e disse que a farda era de seu tio. Contudo, foi conduzido ao posto de triagem subsumindo-se no artigo 172 do Código Penal Militar, uso indevido do uniforme militar por civil.



Texto: Al Of Ary Arnoud/Fotos: Al Of Rodrigues e Al Of Sampaio Costa    

Nenhum comentário: