segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Operação

FECANI 2013: Ocorrências
 

Dos dias quatro à sete de Setembro, no município de Itacoatiara, Amazonas, ocorre o 29° Festival da Canção de Itacoatiara. No ano corrente, o evento contou com um esquema de segurança especialmente organizado que envolveu Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Ciops, dentre outros órgãos do Sistema de Segurança Pública. Nessa perspectiva, a Polícia Militar do Amazonas empregou um efetivo de 220 policiais militares dentre os quais compreendiam nove aspirantes e setenta e quatro Alunos Oficiais PM. O efetivo foi distribuído em setores ocupados por patrulhas sob o comando dos alunos Oficiais PM, compostas por estes, além de graduados e soldados PM. Houve a distribuição em aproximadamente quinze setores de Policiamento no interior do Centro de convenções, local onde é realizada a festividade.

O policiamento Ostensivo Geral a Pé e Motorizado estavam sob o comando dos Aspirantes PM que atuam em quatro turnos com o objetivo de supervisionar e auxiliar a tropa empregada em terreno. Dessa forma, coaduna-se o objetivo de proporcionar a sensação de segurança aos participantes e expectadores do evento.
No decurso das atividades, o quarto turno, período entre as 00:00 h e as 06:00 h, continha a maioria das alterações à normalidade, dentre as quais citam-se: desinteligência, vias de fato com lesão corporal Leve, “confrontos de galera”, porte e comercialização de substâncias ilícitas entorpecentes. No interior do Centro de Convenções foram registradas trinta e seis ocorrências policiais, sendo a de maior vulto, a recaptura do indivíduo Adison Camilo dos Santos, foragido do sistema prisional. Faz-se relevante ressaltar que a maioria dos infratores eram menores de idade e foram recolhidos ao posto policial local e, subsequente a isso, encaminhados ao Conselho Tutelar e Juizado da Infância.
Foi dado ênfase ao policiamento ostensivo preventivo, contudo o policiamento repressivo fez-se necessário, observando sempre o uso diferenciado da força e o primado dos direitos humanos. Nessa esfera, destaca-se a integração das ações realizadas pela Força Tática, Segundo Batalhão de Itacoatiara e o CPE que estavam a sob o comando do Aspirante a Of PM Viana. Este relatou a P5 do Batalhão Acadêmico que ao realizar o patrulhamento ordinário, suspeitou da conduta de dois indivíduos , na ocasião decidiu realizar abordagem e a ação resultou na apreensão de doze trouxinhas casadas (Pasta base e Oxi), duzentos e setenta e três reais e um celular em posse de dois indivíduos, sendo um deles menor de idade.
 
Outra ocorrência policial relevante foi a atendida pela VTR 8631 - CIP Cães, a qual às duas horas da manhã do dia sete de setembro de dois mil e treze, após uma denúncia, sob o comando do Europa Elesbão, foram apreendidos 49 g de pasta base e 15 g de Oxi, além de dinheiro, cento e quarenta e quatro reais em cédulas variadas, sendo muitas delas de baixo valor. Os indiciados foram: Mouzaniel Gama Tavares, 53 anos; Maycon Castro da Silva, 20 anos; Sergieze Cavalcante Chaves, 21 anos; Patrício Mederios Gama, 23 anos e Railson da Silva Cruz, 19 anos. Todos pertencentes à mesma família.
 
 
(Texto e Fotos: AL OF PM Lilian Vieira e AL OF PM Ary Arnoud)

Nenhum comentário: