quinta-feira, 5 de setembro de 2013

5 de Setembro

Homenagem ao Tenreiro Aranha


Hoje pela manhã, no centro da cidade, a Academia de Polícia Militar Neper Alencar, algumas autoridades como Comandante Geral da Polícia Militar- CEL QOPM Almir David, e como o Secretário de Educação Qualidade de Ensino- Rossieli Soares, bem como representantes das Forças Armadas Brasileira, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, membros da maçonaria, educadores e escoteiros estiveram presentes na homenagem ao João Batista Figueiredo Tenreiro Aranha.



João Batista Figueiredo Tenreiro Aranha (1798-1861) foi uma pessoa de notória importância para o estado do Amazonas, ele foi um político bastante ativo, tanto que conseguiu elevar a então Comarca do Alto Amazonas à sua antiga categoria de Província no dia 5 de setembro de 1850, tornando-se o primeiro presidente da província do Amazonas em 1852, trazendo uma maior autonomia para região que até então fazia parte do Grão-Pará.



Tenreiro Aranha regulamentou os serviços públicos, criou as repartições que faltavam para melhorar o governo, visto os grandes problemas administrativos e sociais que o estado estava enfrentando. Desbravou muitos rios da região amazônica, cuidou da colonização de algumas áreas e da catequise de muitos índios. Na cidade construiu uma nova cadeia, cuidou da sede do governo e iniciou a criação de um centro de colonização agrícola e fabril.

Por tal motivo, o povo amazonense deve saber da importância das ações desse homem para com história do estado. Hoje a homenagem foi belíssima, resgatando em cada um que esteva presente o espírito da mudança, da busca pelas melhoras da terra natal, ou da terra que os acolheu. Mostrando esse espírito, com galhardia, a Academia de Polícia Militar orgulhou todos que estavam presentes, pois foi a única tropa presente que entoou o Hino do Amazonas de forma que se destacou das demais.




(Texto e Fotos: Al OF PM Kryslaine- P5 BTL Acadêmico) 

Nenhum comentário: