quarta-feira, 15 de maio de 2013

ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR – APM REALIZA VISITA AO FILHO DO CEL NEPER DA SILVEIRA ALENCAR


ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR – APM REALIZA VISITA AO FILHO DO CEL NEPER DA SILVEIRA ALENCAR.


Recentemente, a Academia de Polícia Militar realizou através da sua P-5 uma visita ao Senhor Euler Alencar, filho do saudoso Coronel Neper da Siveira Alencar Ex- Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas e Patrono da Academia de Polícia Militar – APM.


Durante a visita, o senhor Euler fez um breve relato da vida do seu pai, no qual relatou que o nasceu em Manaus no dia 06 de junho de 1918 e aqui faleceu no dia 7 de março de 1993, estando sepultado no cemitério São João Batista. O Coronel Neper era o terceiro filho do professor catedrático Abílio de Barros Alencar e da Senhora Judith da Silveira Alencar, casou-se com a senhora Eva Wanda Mendonça Alencar com quem teve 14 filhos, (sendo que todos foram gêmeos).


Ao tempo do serviço militar, o professor Abílio enviou o filho a Belém (PA), a fim de que o mesmo frequentasse o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (Cpor), gerido pelo Exército Brasileiro. Ao final de 1940, o Coronel Neper havia concluído o curso de infantaria, regressou a Manaus, e conquistou uma vaga na Polícia Militar do Estado, ingressando no posto de 2º Tenente.

Foi o primeiro oficial da ativa a ser promovido ao posto de Coronel, até então, este posto era privativo de oficial da reserva. Ao longo da carreira militar Neper acumulou vários cursos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, tendo como destaque o seu CAO (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) realizado na Polícia Militar do Estado de São Paulo.


Entre os cargos que exerceu, está o de Comandante Geral, Subcomandante Geral, Chefe do Estado Maior (foi o primeiro a exercer essa função) todos da Polícia Militar do Amazonas, bem como Chefe da Casa Militar em dois governos, Plínio Coelho e Gilberto Mestrinho, e subsecretário de segurança. Era conhecido como um Oficial brilhante e que se vestia impecavelmente, recebeu inúmeras condecorações inclusive de outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro, e por este motivo foi o escolhido para ser o patrono Academia de Polícia Militar do Amazonas.

O senhor Euler narrou algumas curiosidades do Cel Neper, como por exemplo, o fato do mesmo se expressar muito bem, sendo comunicativo e fazendo amizades com muita facilidade, entre as suas amizades estava Juscelino Kubitschek, então Presidente da República com quem trocava correspondências. Outra curiosidade a respeito do Coronel Neper, era o fato do mesmo ser estudante de medicina, curso que abandonou para seguir a carreira militar.

Ao término da visita o Senhor Euler agradeceu e disse que não só ele, como toda família do Cel Neper Alencar, sentem muito orgulho pelo fato do Coronel ter sido escolhido como patrono da Academia de Polícia, e que se emociona toda vez que vê o nome do seu pai estampado nos uniformes da academia. No final o senhor Euler Alencar foi presenteado em nome do Ilustríssimo Senhor Tenente Coronel Comandante da APM Wirley Abdala com uma camisa do CFO.

AL OF PM DUTRA

Nenhum comentário: