sexta-feira, 18 de abril de 2014

PMAM 177 Anos - Formatura Tiradentes

A Academia de Polícia Militar Cel Neper Alencar participo nesta última quinta-feira (17/04) da  solenidade militar alusiva aos 177 anos da PMAM. O evento foi realizado na Praça da Polícia, antigo Comando Geral da PMAM.


Participaram da solenidade, oficiais e pracas da PMAM e das Forcas Armada, bem como autoridades civis que foram homenageadas por seus serviços prestados à Polícia Militar do Amazonas e à comunidade, sendo agraciados com a comenda "Medalha Tiradentes", a maior honraria concedida pela PMAM, além das medalhas "Mérito Policial", "Tempo de Serviço"e "Diploma Amigo da Polícia", concedidas para distinguir os policiais militares e autoridades civis por suas acoes no decorrer da  atividade profissional.


A Guarda Bandeira da solenidade foi composta por oficiais e cadetes do Batalhão Acadêmico, demonstrando um alto padrão de Ordem Unida. Outro destaque da solenidade foi o pelotão formado por cadetes da Primeira Companhia do CFO, a comando do TEN Dã Tavares, que demonstrou marcialidade e vibração no desfile da tropa.

Tal solenidade reverencia os atos do Alferes JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, o "Tiradentes", momento histórico a ser lembrado com o intuito de desenvolver o espírito e o sentimento de civismo na tropa da Polícia Amazonense e na comunidade.

Tiradentes é o maior herói brasileiro da história. O mesmo pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revoltas na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderados por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.

A sua dedeicação e o seu amor à pátria fizeram com que tivesse papel de destaque entre todos os outros que tombaram nas revoltas que almejaram a Independência do Brasil. Pelo fato de ter mostrado grande bravura e exercer sua atividade nas milícias que cuidavam da ordem pública na época do Brasil Colônia, fora aclamado como patrono das polícias militares do Brasil.

(Texto e fotos: P5- Batalhão Acadêminco)

Nenhum comentário: