segunda-feira, 7 de abril de 2014

Parabéns PMAM!!


No dia 04 de abril de 1837, há exatos 177 anos, era criada a Polícia Militar do Amazonas mediante as instruções gerais expedidas pelo General Soares D´Andrea, cujo objetivo prioritário era conter a rebelião iniciada no Estado do Pará conhecida como Cabanagem (1835-1840).
Ao longo da história, a Instituição Policial passou por diversas denominações, iniciando como Guarda Policial, subsequente a essa, Corpo Policial do Amazonas, até sua designação atual, POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS, adquirida em 14 de novembro de 1938.
Desse período até o corrente, a Polícia Militar do Amazonas participou de inúmeras missões com o intuito de assegurar os preceitos constitucionais imprescindíveis ao bom convívio em sociedade, visando com isso, atuar como Órgão promotor da dignidade da pessoa humana em todo o País; exemplo disso são as ações no Acre e em canudos.
Auferidos em séculos de combate, culminando na constituição cidadã vigente, a “Briosa” orgulha-se de ter participado ativamente na emancipação e materialização de um sonho da comunidade humana, através do usufruto diuturno dos direitos principalmente no Estado do Amazonas.
Assim, neste dia especial a toda sociedade amazonense, comemora-se o aniversário de uma Instituição que auxiliou a formar uma base sólida e harmoniosa com suor e, muitas vezes, sangue. Sangue de homens que abdicaram dos seus lares para que outras famílias permeassem os seus com amor todos os dias, através do reencontro cotidiano entre os seus pares.

(Texto:P5 do BTL  Acadêmico – APM “ CelNeper da Silveira de Alencar”)

Nenhum comentário: