segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Retorno da Tropa PMAM da Guerra de Canudos


No dia 7 de novembro de 2013, a Polícia Militar do Amazonas  relembrou, através da tradicional solenidade militar em homenagem ao retorno da Tropa do Amazonas de Canudos, a determinação e a fibra dos homens que aceitaram a missão de compor o  grupamento de apoio às Tropas Federais que combateram no arraial de Canudos.


A solenidade contou com a presença do Comandante Geral PM Cel Almir David , Secretário de Segurança Pública Cel Vital, diversos representantes das Forças Armadas, da APM (Academia de Polícia Militar), de Tropas Especializadas (Ambiental e Choque), Tropa do CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças), além de alunos do Colégio Militar e do grupo Suçuarana, voluntários na proteção do meio ambiente. Fizeram-se presentes também civis como Phelippe Daou, fundador e presidente da Rede Amazônica de televisão e Afonso Lobo, Secretário da Sefaz-AM. Bem como Oficiais das Polícias coirmãs dos Estados do Distrito Federal, Acre, São Paulo, Goiás, Pernambuco. Destes, um total de 11 agraciados receberam das mãos da Corporação Amazonense a medalha Cândido Mariano e o Diploma de Honra ao Mérito.



A medalha Cândido Mariano - homônima ao Comandante do "Batalhão Amazonas", em Canudos - é para quem possui mais de 20 anos de serviço Público e ainda,  na ativa, distinguiu-se por atos pessoais de destaque (formalmente comprovados).



O caráter dessa cerimônia é revestido do resgate ao histórico da Corporação, da perpetuação das tradições e do alimentar da auto estima de seus combatentes, através da herança e do reconhecimento destes heróis contemporâneos. A APM parabeniza todos os homenageados e toma para si o exemplo de dedicação, determinação que fora demonstrado por estes ao longo de suas carreiras.

(Texto: AL OF PM Fabiana/AL OF PM M.Araújo. Fotos: Denner)

Nenhum comentário: