quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Bandeira brasileira

Proclamação da República exigiu uma nova identidade, um manto que representasse os novos anseios.
A Bandeira Nacional surge neste sentido, por meio do decreto Nº 4 de 19 de novembro de 1889. Neste, lemos:

"( ...) as côres da nossa antiga bandeira recordam
as luctas e as victorias gloriosas do exercito e da armada na defesa da patria;
(...) essas côres, independentemente da fórma de governo, symbolizam a perpetuidade e integridade da patria entre as outras nações."

Neste ato oficial, a recém-declarada república veio a confirmar a preciosidade de sua soberania através do
estandarte auriverde. Fora idealizada pelo professor e presidente Apostolado Positivista do Brasil Teixeira Mendes, com contribuição de Miguel Lemos e do Prof. Manuel Pereira Reis, sendo a pintura da bandeira realizada por Décio Vilares.

Simbologia e heráldica

A princípio a Bandeira Nacional tinha somente 21 estrelas, vintes estados federativos e a capital Rio de Janeiro, distribuídas na esfera de cor azul em alusão à orientação celeste pelos navegantes. Posteriormente outras estrelas foram adicionadas conforme surgimento de novos Estados. Todas as constelações podem ser vistas a olho nu de qualquer lugar do país (embora algumas só possam ser vistas determinada época do ano). Diz-se que a constelação do Cruzeiro do Sul inclui-se no globo azul devido a sua posição de destaque no céu do Rio de Janeiro na noite do dia 15 de novembro.
O Estado do Pará é a estrela isolada acima da faixa branca. E a própria faixa branca representa o Rio Amazonas. Já as cores verde e amarelo possuem diversos significados. Além dos usuais (floresta e ouro) também são as cores de casas  reais (Brangança e Habsburgos) de onde vem a linhagem de D.pedro I e sua esposa, Dona Leopoldina, o amarelo também pode representar o resplendor do sol, predominante no país. Há quem afirme que o verde e o amarelo representam a  irmandade entre o Brasil e a África.
A Academia de Polícia Militar também rendeu homenagem no dia da Bandeira, mesmo debaixo de intensa chuva,  a solenidade se deu como a tradição e rito militar preconizam. Na verdade, a chuva representa, em determinadas  culturas, a renovação por meio da purificação da água, assim a cerimônia ganhou um tom especial e próprio.


(AL OF PM Fabiana/ AL OF PM M.Araújo/ Fotos:AL OF PM Moura e site upload_wikimedia_org)

Nenhum comentário: