segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Festa dos 100 dias


Na última sexta feira, dia 31 de janeiro, os alunos da primeira companhia do CFO comemoraram mais uma etapa rumo ao aspirantado.
A festa dos 100 dias é uma tradição, cujo objetivo é fortalecer o espírito de corpo e união entre os camaradas.
Na ocasião se fizeram presentes o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel Almir David Barbosa, além do Ten Cel Fábio Pacheco, secretário municipal da SEMPAB, os quais prestigiaram o evento e compartilharam da mesma expectativa.
 
Tradição, preparação, superação são constantes na vida do cadete. No seu universo a comunhão com os camaradas significa desenvolver o espírito de corpo, em prol do serviço de excelência voltada para atender pequenas e grandes demandas da sociedade. Foram em média oito mil horas, distribuídas em aproximadamente setecentos dias, mais de sessenta disciplinas e mais de quarenta instrutores. Contabilizam-se ainda quase duas dezenas de atividades extracurriculares como cursos, palestras e workshops. Milhares de quilômetros percorridos, muitas abdicações, muitas horas de cansaço, poucas horas de sono. Superação. A rotina é cansativa; a missão, nobre. Agora, o tempo nos sorri: os cem dias regressivos começaram.
Neste pouco mais de dois anos em que cursamos nesta jovem escola militar aceitamos viver uma nova etapa de nossas vidas. Vidas estas que ao confluírem entre si em um ambiente comum, caminharam em um só sentido: o término de curso cujo desfecho é a formatura do aspirantado. Para alguns, o CFO representou uma mudança radical de hábitos e costumes arraigados fora do âmbito militar, para outros o curso foi a continuação da experiência militar ou policial, da massificação. O certo é que nossa jornada nos possibilitou inúmeros aprendizados, sobretudo, referente aos valores, não apenas institucionais e morais, mas aprendemos a dar valor em coisas antes negligenciadas como uma simples folga, na qual nos desprendemos parcialmente das atividades da academia para dar vazão aos nossos hobbies, atividades pessoais e, sobretudo as nossas famílias e nossos entes. Aprendemos a lidar com, e mesmo reconhecer, nossos limites – físicos e psicológicos – e também com os limites de nossos pares, superiores e subordinados.
Cultivamos amizades verdadeiras, a camaradagem, a responsabilidade para com o próximo. Formamos uma nova família e hoje somos por ela, porém sem esquecer a nossa primeira família, nosso lar, nosso berço, que nos depositou e deposita esperança, amor e expectativa – estando longe ou perto. Desta família também fizeram parte aqueles que por bom senso, coragem e idealismo pediram desligamento do curso e não estão mais conosco, e deles não podemos deixar de prestar nossas considerações. Estes, com certeza, levaram consigo aprendizados ímpares para toda vida.
De todo exposto, surge em nós a vontade de contribuir para a melhora da qualidade de vida da sociedade amazonense, de alçar voos em nossa carreira de oficial de polícia, de implementar ideias inovadoras que a academia nos ajudou a construir, de fazer valer a lei sob o prisma da justiça e do bom senso, de honrar nossa família, nossos entes, nossos amigos e aqueles que dependem de nós. Mais que um exercício de cidadania, muito mais que uma profissão, esta além do dom, esta na escolha de poder fazer a diferença na vida do próximo, de contribuir para o crescimento de uma sociedade mais justa.

                                                                       (Texto: Cadete M. Araújo- Fotos: P5 Batalhão Acadêmico)

Nenhum comentário: