quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Entrevista representante da IMBEL



A arma de fogo é um dos instrumentos de trabalho do policial militar, bem como objeto de lazer para aqueles praticantes de tiro esportivo. Uma mudança na legislação passou a permitir que policiais possam agora adquirir não mais um, mas até dois armamentos de calibre restrito.
Em entrevista exclusiva o Sr. Antônio de Sousa Couto Alves, presidente da Associação Nacional dos Proprietários, revela algumas nuances desse fascinante mundo.
APM – sobre a Portaria nº 1.042 de 10 de dezembro de 2012, que disciplina aquisição de armas de uso restrito. O que mudou?
Antônio Alves – A portaria 1042/2012, após regulamentada e publicada autoriza a aquisição, na indústria nacional, de até 2 (duas) armas de uso restrito, para uso próprio, dentre os calibres .357 Magnum, .40 S&W ou .45 ACP, nos modelos apresentados pela indústria Nacional, por  policial rodoviário federal, policial ferroviário federal, policial civil, policial e bombeiro militares dos  estados e do Distrito Federal.
APMé verdade que a IMBEL produz armamentos para a americana Springfield Armory?
Antônio Alves – A IMBEL em Itajubá, tem sido a responsável pela produção da Springfield para os EU. É da área de representação Internacional, a AFARIO não dispõe de maiores  informações sobre este assunto.
APM – Há muita polêmica em torno do kit ADC das pistola IMBEL. Verdade ou mito?
Antônio Alves – Como armeiro atuante nos últimos 30 anos, afirmo que é um MITO. Existe sempre a tendência de julgar mal o que não conhecemos, com o KIT ADC não é diferente.
O KIT ADC é um sistema de segurança, que permite o pronto uso da arma em ação simples. É seguro e eficiente.
APMMuitos policiais evitam comprar armamentos de calibre restrito por dizerem que há muita dificuldade de adquirir munição. Essa informação é verídica? O que muda nos calibres restritos?
Antônio Alves – A aquisição de produtos controlados nunca foi de fácil aquisição.
Para adquirir produtos controlados sempre existiu e continua existindo a necessidade de autorização previa. O caso das munições de uso restrito não foge a esta regra, a diferença é que para uso civil permitido a aquisição é no comercio e para o uso restrito a aquisição é somente na indústria.
APMHá muito se aguarda o lançamento da pistola .380 MD2 LX, principalmente pelos praticantes de tiro prático em virtude de seu cano “bull” de 128mm(5pol). Quais pistolas são recomendadas para a prática do esporte e quais são recomendadas para uso velado, no dia a dia?
Antônio Alves – Já temos lojistas comercializando a 380 GC MD2 LX. A IMBEL dispõe ainda em calibre 380 a 380 GC MD1 e a 380 MD1 N.
A  380 GC MD2 LX é a mais procurada para a pratica do tiro esportivo.
Já as de calibre 380 a 380 GC MD1 e a 380 MD1 N, são as de maior procura para defesa, sendo a MD1 N a de menor volume (9 tiros).

 
CURRÍCULO:  ANTÓNIO ALVES
País;  Portugal
Atividade profissional em Portugal;  Iniciante em marcenaria e formação em eletricista na área da construção civil e industrial.
Serviço Militar em Portugal;  Apresentação no R10 na cidade de Aveiro, formação no Regimento de Lanceiros 2 na Calçada da Ajuda em Lisboa, (Policial Militar), (equivalente ao Policial do Exercito no Brasil), após a revolução dos cravos em 25 de Abril de 1974 transferido para o Quartel General da Cidade do Porto, de onde em Setembro de 1975 dei baixa no Exercito.
Viagem para o Brasil; Em 19 de Outubro de 1975. 
Atividade Profissional no Brasil; Dois anos na administração de uma lanchonete no centro da cidade de Duque de Caxias no Rio de Janeiro. Aproximadamente em 1978 iniciou a atividade de armaria na mesma cidade onde teve a orientação e aprendizado com o  mestre, Paulo Barsand de Leucas. Em Abril de 1993 fundou a firma LAZARINA FIEL, no Rio de Janeiro, empresa de venda e manutenção de armas onde trabalha atualmente. Em Abril de 1999 na companhia da maioria dos lojistas de armas do Estado do Rio de Janeiro foi fundada a ANPCA (Associação Nacional dos Proprietários e Comerciantes de Armas), eleito presidente da instituição, cargo que ocupo até hoje. 
Mais recente atividade; A gerência da empresa AFARIO REPRESENTAÇÕES LTDA, empresa que a partir do mês de Maio de 2011 representa a Industria de Material Bélico do  Brasil (IMBEL), nos Estados do Rio de Janeiro e Espirito Santo.

Para maiores informações visite o site:
www.afario.com.br/
(Texto e foto: P5 Batalhão Acadêmico)

 

 

 

Nenhum comentário: