terça-feira, 28 de janeiro de 2014

4ª Instrução Técnica de Operações de Polícia em Ambiente de Selva





A Academia de Polícia Militar “Cel Neper da Silveira de Alencar” realizou nos dias 25, 26 e 27, a 4ª Instrução Técnica de Operações de Polícia em Ambiente de Selva, cujo objetivo era propiciar ao futuro Oficial de polícia o conhecimento necessário à sobrevivência e ao emprego de tropa na floresta latifoliada úmida, que compreende quarenta e dois por cento do território brasileiro.
A peculiaridade dessa região do Brasil só é comparável à imponência da sua biodiversidade, propagada mediante a riqueza das cores, formas, alimentos que estabelecem o ritmo e o curso da existência de uma infinidade de seres vivos. Devido à iminência de uma ocorrência policial acarretar em dias de perseguição por esse território, torna-se imprescindível que o policial militar do Amazonas, saiba como se locomover neste terreno, localizar-se, reconhecer frutos, procurar água, construir abrigos, dentre outras ações.
Na 4ª Instrução Técnica de Operações de Polícia em Ambiente de Selva, realizada na Base de Instrução Boinas Verdes-BIBV/AM, rodovia AM010, quilómetro 24, estiverem presentes como estagiários o Primeiro Pelotão da Primeira Companhia do CFO, Segundo Pelotão da Primeira Companhia do CFO e, além deles, dezoito alunos Oficiais PM remanescentes não possuidores do referido estágio. Esse, esteve sob a coordenação do Maj QOPM Algenor, auxiliado pelos Oficiais PM do Corpo de Alunos da Academia de Polícia Militar do Amazonas, 1°. Ten QOPM Dã Tavares, 1°. Ten QOPM Bruno, 1°. Ten QOPM Alan Pessoa. Participaram ainda como auxiliares os Alunos Oficiais PM Tizatto, Guilherme, Molaz, Johnes, Memória, Bispo, R. Oliveira Sampaio Costa, Eduardo Neves e como instrutores o Maj QOPM Algenor, 1°. Ten QOPM Heber (COE), 1°. Ten QOPM Waldemir Reis ( CPAMB/ Gfluvial), 1°. Ten R-2/ EB Mendonça, Equipe de Instrução do corpo de Bombeiros do Amazonas e Equipe de instrução da COE/PMAM.
O conteúdo programático possuía orientação, conduta em ambiente de selva, P S Atividade Policial, Pista de Corda, AVOT, marcha e estacionamentos e Maneabilidade, exercícios físicos e cognitivos orientados para o eficaz desenvolvimento de características como resiliência, controle de impulsividade, controle de agressividade, liderança, inciativa e responsabilidade, dentre outras.
No decurso das atividades as policiais femininas auferiram bastante destaque, devido as suas qualidades de liderança e a dedicação ao cumprimento das missões.

(Texto e fotos: P5 Batalhão Acadêmico)

 

Nenhum comentário: